Alunas de Primavera do Leste embarcam para a Seleção Nacional do Balé Bolshoi em Joinville

Os aprovados na seleção nacional terão a chance de ingressar, em 2026, como alunos bolsistas da única escola oficial do Balé Bolshoi fora da Rússia

Legenda: As três alunas passaram pela pré-seleção realizada em Primavera do Leste, que contou com a presença de avaliadores do próprio Bolsho

Na manhã desta quarta-feira, 23, três jovens bailarinas de Primavera do Leste embarcaram rumo a uma experiência inesquecível: participar da Seleção Nacional do Balé Bolshoi, uma das mais prestigiadas escolas de formação em dança clássica do país. As alunas Daffny e Adrielly, da Escola Municipal de Dança, e Hemily, do Projeto Mãe Cidinha, seguem para a cidade de Joinville (SC), onde vão representar o município em um dos processos seletivos mais disputados do Brasil.

Antes de conquistar essa vaga na etapa nacional, as três passaram pela pré-seleção realizada em Primavera do Leste, que contou com a presença de avaliadores do próprio Bolshoi. O bom desempenho garantiu a elas o direito de seguir para as provas presenciais na sede da instituição. O resultado também demonstra o bom trabalho realizado no segmento da Cultura em Primavera do Leste, com destaque em diferentes atividades, entre elas a dança.

Segundo Emilly Brito, presidente e coordenadora da Escola Municipal de Dança, o processo seletivo é composto por várias fases rigorosas. “Elas fizeram a pré-seleção em Primavera do Leste e agora estão indo para a sede em Joinville. Lá, as etapas incluem avaliação médica, fisioterapia e, depois, a avaliação técnica. A cada fase, as candidatas podem ser classificadas ou não. É um processo muito detalhado e criterioso”, explica.

Para Emilly, o simples fato de chegarem até essa etapa já é um grande feito. “Só de estarem entre os selecionados de todo o país é um marco e um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui em Primavera do Leste. Mostra que nossos projetos municipais têm revelado talentos e oportunidades reais para nossas crianças e adolescentes”, comemora.

Os aprovados na seleção nacional terão a chance de ingressar, em 2026, como alunos bolsistas da única escola oficial do Balé Bolshoi fora da Rússia, um espaço reconhecido mundialmente pela excelência e disciplina artística.

O Projeto Mãe Cidinha, onde Hemily iniciou seus passos na dança, também celebra o momento. Coordenado por Creonice Pessoa, o projeto atua no bairro Primavera III, oferecendo atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes. Entre as diversas oficinas, o balé tem se destacado como uma porta de entrada para o desenvolvimento artístico e pessoal dos jovens.

Fonte: https://www.primaveradoleste.mt.gov.br/Imprensa/Noticias/Alunas-de-primavera-do-leste-embarcam-para-a-selecao-nacional-do-bale-bolshoi-em-joinville-10756/#lg=1&slide=1

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *